Produtores do Mato Grosso do Sul participam de capacitação ministrada pela Beckhauser

em 03/09/2014

Produtores do Mato Grosso do Sul participam de capacitação ministrada pela Beckhauser no Centro de Manejo Racional (CEM) no Paraná


O curso foi ministrado pelo médico veterinário e consultor da Beckhauser, Renato dos Santos, e reuniu membros da Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Novilho Precoce

 Com o objetivo promover o debate sobre a importância do bem-estar animal no processo de manejo e oferecer a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas de manuseio de animais em curral, entre os dias 25 e 27 de agosto, um grupo de produtores associados à Associação Sul-Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce, participou, junto com seus gerentes e capatazes, do Curso de Manejo Racional de Bovinos no Centro de Manejo Racional (CEM) em Guairaçá(PR).

O curso foi ministrado pelo médico veterinário e consultor da Beckhauser, Renato dos Santos, e destinado a pecuaristas, seus gerentes e capatazesde fazendas que participam do Programa de Boas Práticas Agropecuárias da Embrapa Gado de Corte (BPA), apoiadas pelo Grupo de Trabalho em Pecuária Sustentável (GTPS), em parceria com a Beckhauser.

Alexandre ScaffRaffi, proprietário da fazenda Boa Esperança, no município de Anastácio (MS) classificou o curso como o mais importante promovidos pela BPA até agora. "Esse foi o curso mais importante de todos que já foram feitos pelo BPA, pois vai impactar dentro do manejo produtivo da fazenda. Foi uma experiência fantástica", enfatiza.

Em três dias de curso foram abordados, em sala de aula, os conceitos sobre bem-estar animal, o impacto nos resultados da produção, além de uma introdução sobre as características dos bovinos, como ele reage, seus sentidos, temperamento, o efeito das novidades, zona de fuga, ponto de balanço, entre outros assuntos que não estãodiretamenteligados ao manejo, mas, que são de extrema importância para o resultado proposto, como trabalho em equipe, comunicação e relações interpessoais.

De acordo com Ezequiel Rodrigues do Valle, diretor de Sustentabilidade da Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Novilho Precoce e coordenador do Programa de Boas Práticas Agropecuárias da Embrapa Gado de Corte, o curso foi muito além do manejo racional. "Recomendo a todos os produtores que deveriam participar ou trazer seus capatazes ou peões para participarem, pois o manejo racional é um dos pontos críticos dentro de um sistema de produção", aponta.

 "Temos que ter consciência dos problemas que podem ser evitados, onde os dois lados saem ganhando, o produtor e a indústria, pois minimizando essas contusões, é possível melhorar o rendimento de carcaça dos animais", ressalta Valle.

Além dos conceitos apresentados em sala, no último dia do curso, foi feita uma aula prática com atividades como identificação dos pontos críticos do curral, sugestões para melhorias de instalações, exercícios de trabalho em equipe e comunicação, o próprio manejo em si, transferindo lotes de animais de uma manga para outra com o uso da bandeirola.Os participantes puderam conhecer o curral antiestresse, o e uma linha de equipamentos composta por cinco troncos de contenção, quando foram apresentadas as suas principais funções direcionadas para cada manejo, especificamente.

Para o capataz, Marcio Theodoro, as informações que ele recebeu na capacitação vão melhorar as condições de trabalho. "Vai ajudar em confinamento, chegada com o boi, trabalhos no mangueiro, estruturas de mangueiro, tudo isto que foi visto aqui, e principalmente respeitar o animal de forma geral", acrescenta.

Ao final do curso, o grupo fez uma visita à fábrica da Beckhauser, em Paranavaí (PR), onde foram apresentados setores como o de Projetos e Desenvolvimento, que busca inovações e lançamentos de novos produtos baseados em estudos de demanda de mercado e a linha de montagem que usa o conceito da manufatura enxuta.

Para a vice-presidente da Beckhauser, Mariana Beckheuser, o curso em conjunto com uma associação, como a Novilho Precoce MS, na realidade, é uma troca de experiências. "Otrabalho que a Associação faze a troca de experiências que promovem e a busca de melhorias constantes é um belo exemplo para a pecuária, que merece ser divulgado e seguido. Nós da Beckhauser ficamos muito satisfeitos em podermos contribuir com iniciativas como essa e ajudar a levar um pouco de conhecimento sobre o manejo racional e produtivo para quem está na prática da atividade", enfatiza.

Participaram do curso: KlaussMachareth, Almir Barbosa T. Sobrinho, Alexandre Scaff Raffi, Marcio Theodoro, Ezequiel Rodrigues do Valle, Flavio Nery Silveira Maia, Reinaldo De Lima Chaves, Ralphe da Cunha Nogueira, Vando Benites da Costa, Carlos Humberto Fialho Canale, Edson Nogueira Abadia, João Borges dos Santos Junior, Geraldo Ferreira Milan, Marcio Wasilewski de Castro, Moiseniel Alves, Moacir Donizete Borges, Getulio Marques, Marcelo Caleffi de Souza, JosileneCaleffi.

 

Sobre o CEM

O CEM - Centro Experimental de Manejo Racional - nasceu de uma parceria entre a Beckhauser Troncos e Balanças, o Frigorífico Argus e a Fazenda Arca de Noé, com a proposta de ser uma fazenda modelo, espaço de treinamento, formação e de experimentação de novas tecnologias, criado para fomentar a pecuária de qualidade e de resultado.

Um curral modelo, projetado de acordo com padrões internacionais de manejo racional, é o espaço para a realização das aulas práticas do curso, onde os alunos poderão visualizar exemplos de cuidados com a infra-estrutura que impactam diretamente no manejo com o gado, assim como terão a oportunidade única de visualizar a diferença proporcionada por diferentes tipos de contenção para os resultados do manejo, e aplicar os conceitos aprendidos na teoria no manejo real com animais no curral.

Para as aulas teóricas, o curral do CEM conta com um mezanino com sala de aula equipada com projetor e que possibilita a visualização de imagens em tempo real do manejo no curral, através de um sistema de monitoramento com 16 câmeras instaladas para o acompanhamento de todo o trajeto do gado dentro do curral. Estrutura montada sobretudo para oferecer recurso para estudos de universidades e instituições de pesquisa as quais o espaço está aberto.



Outras Novidades